Durante os meses de março e abril de 2019, o Colégio Social Madre Clélia, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, por meio do Serviço de Pastoral Escolar, promoveu a Páscoa Solidária. Por conta dessa ação, as crianças da Educação Infantil, educandos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio foram motivados a olhar para os mais necessitados da sociedade (moradores de rua, desabrigados, famílias em situação de risco social, idosos cujos direitos são desrespeitados, crianças apartadas da convivência familiar, etc.) a partir das práticas quaresmais da oração, do jejum e da caridade.

Nesta perspectiva, a solidariedade dos educandos foi fomentada a fim de que pudessem sair de si e doar-se aos outros, conforme o exemplo da Bem-aventurada Clélia Merloni que não se apegou às riquezas materiais e fez da sua própria vida uma doação aos pobres, desamparados e órfãos. Assim, enquanto as crianças da Educação Infantil puderam fazer a suas doações em um cofre solidário deixado nas salas de aula desse segmento, os educandos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio doaram chocolates e itens de higiene pessoal.

A partir desse desprendimento, os jovens da Pastoral Juvenil Cleliana (PJC), educandos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da referida Unidade Educacional, puderam preparar kits que, na quarta-feira da Semana Santa, foram doados pelos próprios jovem que saíram nas ruas próximas, entregando-os a morados de rua, pedintes, crianças carentes, idosos, etc. Já o valor arrecadado no cofre solidário da Educação Infantil foi destinado às obras sociais do Sabará.

Sem dúvida, uma ação ímpar de comoção e ação diante da carência dos mais necessitados da sociedade, uma ação ímpar de encontro com o Cristo nos menos abastados, afinal, o próprio Cristo diz: eu estava com fome e vocês me deram de comer, eu estava com sede e me deram de beber, eu era estrangeiro e me receberam, eu estava sem roupa e me vestiram, eu estava doente e cuidaram de mim (Mateus 25,35-36).






Galerias

Páscoa Solidária - 2019

Ver galeria