A Arte Bizantina, um dos objetos de estudo do 3º trimestre para o 6º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Social Madre Clélia, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, foi motivo de grandes experiências para os educandos.

Este período da História da Arte tem, como uma de suas características, o grande desenvolvimento que o mosaico teve nesse período. Também conhecida como arte musiva, é uma técnica decorativa milenar e que ainda é amplamente utilizada. Além de conhecer um pouco mais a história, de apreciar belíssimas imagens de mosaicos de vários lugares e de várias épocas e de conhecer como é realizada a técnica, vem a melhor parte: criar seu próprio mosaico. O mosaico consiste em colar, lado a lado, peças de diferentes tipos e cores, de acordo com um desenho previamente determinado. Os espaços vazios são preenchidos com uma massa própria, fixando melhor os pedacinhos de pedra, proporcionando grande durabilidade.

Para a prática artística, foi trabalhado com o mosaico contemporâneo. Valorizar a realidade na qual o educando está inserido, desperta maior interesse para a atividade e possibilita novos significados aos objetos. Materiais comuns ao seu dia a dia - Lego, botão, bolinha de gude, CD, miçanga, tampa, azulejo, pastilha de vidro, canudo, clip, grampo de cabelo, moeda, esponja e tudo o que a imaginação permitir - agora passam a ser peças para mosaico. As produções ficaram excelentes e muitos mosaicos estão sendo emoldurados pelas famílias


Galerias