Durante o mês de maio, os educandos do 6º e 7º anos, participaram da intervenção mensal do Serviço de Pastoral Escolar da Unidade Educacional Colégio Social Madre Clélia. A ação ocorreu na Capela do Colégio e o tema foi “Maria, Virgem bendita pelas gerações”. Foi contextualizado aos educandos, o ambiente sociocultural no qual a Virgem Maria aceitou ser a mãe de Jesus, isto é, uma sociedade fortemente machista. Assim, os educandos puderam perceber os desafios, a coragem e a confiança em Deus exigidos da jovem Maria ao dizer sim à mensagem do Anjo Gabriel.

Deste modo, os educandos puderam compreender o porquê de Maria ser venerada desde os primórdios do cristianismo até o tempo atual, cumprindo a profecia presente no Cântico de Maria (Magnificat): “Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1, 48b). Neste âmbito, ilustrando a devoção Mariana, os participantes foram motivados a contemplar a figura de Maria em algumas de suas formas de devoção, a saber: o Imaculado Coração de Maria, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora de Guadalupe e Nossa Senhora de Fátima.

A contemplação consistiu em olhar cuidadosamente para os detalhes de uma das invocações marianas abordadas e em ornar a imagem por meio de mosaico ou pintura, buscando, sobretudo, entrever como Maria pode ser exemplo e modelo de virtude e santidade. Assim, os educandos puderam notar que a devoção a Maria pode estar presente na vida cotidiana, pois, por exemplo, da mesma forma que Maria enfrentou diversas situações de dor ao longo de sua vida (situações evidenciadas na devoção a Mater Dolorosa), cada pessoa também tem os seus momentos de sofrimento e pode recorrer ao modelo e amparo da Virgem das Dores a fim de superar suas angústias pessoais. Aliás, isso se deu na vida da Bem-Aventurada Clélia Merloni quando, doente de uma grave tuberculose, recorreu à novena do Imaculado Coração de Maria e foi curada de sua enfermidade. De modo análogo, os jovens puderam perceber diferentes modos de se reportar a Maria em cada um dos títulos que lhes são dados, podendo, por conseguinte, alimentar diferentes formas de devoção mariana. Para isso, porém, eles precisaram parar e acalmar o corpo, a mente, a alma, o espírito e o coração a fim de contemplar os detalhes da Virgem Mãe que se revela bendita pelas gerações.




Galerias

Maria, Virgem Mãe bendita pelas gerações - 2018

Ver galeria

39385393843938339382393813938039379393783937739376