Os educandos dos 3°s anos do Colégio Social Madre Clélia, Unidade Educacional do SAGRADO - Rede de Educação, ampliaram os conhecimentos do Componente Curricular de Ciências, explorando os minerais e observando como ocorre a formação do solo.

O planeta Terra é formado por camadas, a camada mais superficial é chamada crosta terrestre, onde podemos encontrar vários tipos de rochas. Durante os nossos estudos, os educandos pesquisaram vários tipos de rochas para apresentar para os colegas, assim, compreendendo que as rochas são formadas por um ou vários minerais.

Vimos também, que os seres vivos podem se relacionar com o solo de diferentes maneiras, como: obter alimento, abrigo, fixação e absorção de água e nutrientes. Para enriquecer ainda mais os conhecimentos, os educandos separam antecipadamente alguns materiais, para confecção de um filtro: garrafa pet, amostra de um tipo de solo, filtro e água. Após realizarem a análise e classificação dos tipos de solo, identificamos coletivamente algumas caraterísticas: o solo arenoso apresenta partículas maiores, facilitando a passagem de água, já as partículas menores da argila dificultam a passagem da água, demorando um intervalo de tempo maior para atingir o interior da garrafa plástica.   

O estudo das rochas e do solo, através da investigação e da experimentação, proporcionou aos educandos um rico aprendizado, relacionando a prática com a teoria.




Galerias

Explorando o solo - 5

Ver galeria

Explorando o solo - 4

Ver galeria

Explorando o solo - 3

Ver galeria

Explorando o solo - 2

Ver galeria

Explorando o solo - 1

Ver galeria