Depois de compreender como ocorre a formação de um município, as turmas do 3º ano do Colégio Social Madre Clélia, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, participaram de uma Live de História para conhecer melhor o município em que vivemos – Curitiba: nosso Lar. Uma semana antes de Curitiba completar 328 anos, celebramos esse momento com uma aula pensada especialmente sobre ela.

No início, conhecemos a história de Curitiba e o significado do seu nome, Core-Etuba, que quer dizer "muito pinhão”, dado pelos indígenas Tupi-guarani, Jê e Tingui que já habitavam a região do planalto quando ainda era um povoado. Falando em pinhão, escutamos também a lenda da Gralha Azul, ave tão importante em nossa história e símbolo do nosso estado. Hum.... Não vemos a hora das aulas presenciais voltarem e podermos saborear essa semente todos juntos. Já pensou que delícia?

No momento seguinte, com algumas pesquisas e notícias descobrimos fatos muito curiosos sobre Curitiba. Você sabia que nossa cidade já foi capital do Brasil por 3 dias? Que ela é conhecida como Capital Ecológica e Capital Nerd? E melhor ainda, sabia que ela foi eleita a melhor capital do Brasil para se viver? Que privilégio o nosso morar aqui!

Para concluir a aula, fizemos um jogo interativo muito divertido! Cada educando confeccionou duas plaquinhas, um balão escrito “Eu nunca! ” e outro escrito “Eu já! ”. A educadora foi passando várias imagens com perguntas sobre Curitiba, por exemplo: “Você mora em Curitiba e pede cachorro quente com vina? Você mora em Curitiba e já passeou com o biarticulado? Você mora em Curitiba e já foi ao Museu Oscar Niemeyer? Você mora em Curitiba e já ouviu uma poesia de Paulo Leminski?” E muitas outras! Dessa forma, além de conhecer um pouquinho melhor o lugar em que vivemos, trabalhos o sentimento de pertencimento e as contribuições desse local para a nossa cultura. Foi um momento muito valioso!




Galerias

Curitiba: Nosso Lar - 2

Ver galeria

Curitiba: Nosso Lar - 1

Ver galeria