As turmas do Infantil III-1 e III-2 do Colégio Social Madre Clélia, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, exploraram diferentes Eixos de Aprendizagem por meio da Cultura Maker.

No Eixo de Linguagem Artística Visual, apreciaram a Obra “Futebol” do artista Cândido Portinari. A partir dela cada criança pode verbalizar suas vivências em relação a essa temática. A turma construiu numa tampa de papelão um campo de futebol, com o qual brincaram em duplas de marcar gol com o uso de uma bolinha, desenvolvendo a coordenação motora.

Já no Eixo de Formação Humana, identificaram diversas brincadeiras e refletiram a importância de participar de brincadeiras em grupo, valorizando a relação interpessoal. Perceberam também que cada brincadeira ou jogo possui suas próprias regras, que devem ser seguidas. Utilizando folhas de revistas e jornal cada criança produziu uma peteca, com a qual jogaram e se divertiram, seguindo a principal regra do jogo, que é: não deixar a peteca cair no chão!

Por fim, no Eixo de Linguagem Oral e Escrita, exploraram a Obra Literária “Quando O Mundo Se Prepara Para Dormir”, de Gillian Shields. Reconheceram os personagens e as partes principais da história. A partir disso, cada criança confeccionou em um rolinho de papel um fantoche de coelho, com o qual brincaram de Teatro de Fantoches, contando de acordo com a sua perspectiva a história da Obra Literária.

Dessa forma, as crianças aplicaram seus conhecimentos relacionados aos objetos de estudo de forma significativa e prazerosa.




Galerias

Cultura Maker: Explorando diferentes Eixos de Aprendizagem - 2019 (3)

Ver galeria

Cultura Maker: Explorando diferentes Eixos de Aprendizagem - 2019 (2)

Ver galeria

Cultura Maker: Explorando diferentes Eixos de Aprendizagem - 2019 (1)

Ver galeria